Método Construtivo

Pebble Technology ®

Concepção

Design e preparação de projeto

A Pebblepools oferece soluções completas chave na mão, em termos de design e serviço de construção. Está envolvida tanto em preparação e entrega de projectos de piscinas particulares, como de projectos de piscinas comerciais e públicas.

Para projectos comerciais e piscinas públicas, a Pebblepools é aprovada pelo Instituto do Desporto de Portugal, tendo uma vasta experiência e boa relação com o mesmo. Como tal, temos a facilidade de, começando num desenho de arquitectura, transformá-lo num projecto de execução que irá obedecer aos vários regulamentos relativos às características físicas da piscina, zonas adjacentes e zonas de serviços, tendo em conta os princípios de higiene e segurança. Podemos ainda incluir no serviço o licenciamento do projeto, caderno de encargos e mapas de quantidades, documentação necessária para concurso e a gestão do projeto na fase de execução.

DCIM100MEDIADJI_0080.JPG

Estrutura

Betão Projectado Shotcrete

Para a criação da estrutura da piscina, a Pebblepools utiliza a projecção de betão por via húmida ‘Shotcrete’, tendo sido a pioneira na utilização deste método na Europa. Utilizando este sistema é criada uma estrutura monolítica, sem juntas, desenhada para se auto-sustentar. Em termos de cálculo estrutural é analisada como uma casca tridimensional, o que permite a optimização dos consumos de betão e aço para uma máxima resistência estrutural.

O processo de construção da piscina inicia-se com a escavação do terreno até se obter uma camada firme. Se não for encontrada terra firme, serão aplicadas fundações que sustentarão a estrutura principal da piscina. No fundo de escavação é aplicada uma camada de 5 a 10cm de brita para regularização de fundo e protecção de armaduras, sendo a forma da piscina definida com paredes de alvenaria de tijolo, que servirão de molde à projecção do betão.

É posteriormente executada uma malha composta por varões de aço por dentro da alvenaria e sobre a brita de fundo. Simultaneamente são abertos roços nas alvenarias e fundo de brita, para colocação de tubagens que ficarão assim embebidas no betão, impossibilitando quebras futuras.

O betão utilizado é um betão de dosagem especial equivalente à classe C40/50, conferindo à estrutura em casca espacial uma resistência muito superior aos sistemas tradicionais.

mtodo-construtivo-pebblepools

Revestimento

Revestimento Interior com Acabamentos Pebble Technology ®

Assim que o capeamento da piscina estiver assente e os componentes mecânicos e eléctricos instalados, a piscina estará pronta para o revestimento.

Embora a Pebblepools também execute piscinas com mosaicos (Ervinel), somos especialistas na aplicação dos acabamentos Pebble Technology ®. A diferença entre a durabilidade destes acabamentos e o mosaico tradicional (Ervinel) é bastante clara, assim como para os sistemas que simulam uma aparência parecida com os nossos. A razão principal reside na utilização de Pebble à base de Quartz. Se por um lado este material tem uma durabilidade muito elevada, pelo seu grau de rigidez (97% do diamante); por outro torna-se muito difícil cortar ou desbastar para corrigir erros de aplicação, sendo crucial a utilização de técnicos experientes e ferramentas adequadas.

Os seixos para a produção da Pebble são extraídas maioritariamente de praias da Nova Zelândia, escolhidas, esterilizadas e enviadas para todo o mundo, utilizando métodos licenciados pelo governo Neo Zelandês e aprovado por agências ambientais. O seu acondicionamento é selado e biodegradável, evitando-se em todo o processo a utilização de produtos poluentes.

Em obra, a Pebble é misturada com cimento composto e aditivos sendo projectada directamente sobre o betão da piscina, criando um acabamento interior natural e continuo sem qualquer junta. A selecção de cores dos seixos naturais, combinadas com óxidos naturais no cimento e aditivos, tais como vidro colorido, produzem uma variedade de tons e efeitos únicos.

A Pebble é assim um produto natural de geometria arredondada, sem arestas, juntas ou cantos. O revestimento resulta, por isso, em piscinas com texturas muito agradáveis e anti-derrapantes, aumentando a durabilidade e fiabilidade e reduzindo a necessidade de limpeza, manutenção e problemas de rejuntamento com azulejos, mosaicos soltos ou pinturas.

mtodo-construtivo-pebblepools-2

Processo

Processo de Construção de Piscinas PebblePools

2
6
3
7
4
8